• Home
  • Quem Somos
  • Mãe Meninazinha de Oxum
  • Ancestralidade e Tradição
  • Museu Memorial Iyá Davina
  • Galeria de Arte
  • Projetos Sociais
  • Notícias
  • Clippings
  • Releases
  • Publicações
  • Contato
Ilê Omolu Oxum

Notícias

Acompanhe nosso
feed no Instagram

A convite do cardeal da Arquidiocese do Rio de Jan A convite do cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, D Orani Tempesta, Mãe Nilce de Iansã participou nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, do lançamento da publicação “Religiões em diálogo “, com uma série de bons textos e reflexões sobre a liberdade religiosa, dos quais destacamos “Candomblé nagô: Manifestações e silêncios”, de autoria dó Babalorixá Márcio de Jagun.

#respeito #liberdadereliosa #respeiteomeuterreiro
Foi publicado o terceiro volume de Direitos dos po Foi publicado o terceiro volume de Direitos dos povos de Terreiro, organizado por Thula R. O. Pires, Thiago A. P. Oshiro e Bruno B. Heim, realizado pelo Departamento de Direito da Pós-graduação da PUC RJ, com as parcerias do Instituto Mattos Filho, Capes, Nirema, Criola, Instituto Raça e Igualdade e Renafro.

Ficamos extremamente honrados com o artigo assinado pelo procurador federal, Dr Júlio José Araújo Junior, “Deixe em paz o meu terreiro de candomblé “: A luta pela libertação do Nosso Sagrado, em que ele traça um histórico da luta pela transferência do Acervo Nosso Sagrado protagonizado por Mãe Meninazinha de Oxum, ressaltando o seu papel fundamental na campanha de superação do histórico de criminalização e discriminação dos povos de terreiro no país.

Este reconhecimento e homenagem se destacam ainda mais no texto construído com referências das intelectuais Sueli Carneiro e Conceição Evaristo, detentoras de saberes e trajetórias extremamente respeitadas por todos nós.

Parabéns, Dr Júlio José Araújo Junior pela sua produção acadêmica e pela sua parceria nesta trajetória histórica do povo de terreiro. O Ilê Omolu Oxum e Mãe Meninazinha de Oxum agradecem pelo reconhecimento e homenagem em seu artigo.

Axé 

#ileomoluoxum #mãemeninazinhadeoxum #nossosagrado #direitosdospovosdeterreiro
Get @reshare_app • @dpuoficial Você sabe como denu Get @reshare_app • @dpuoficial Você sabe como denunciar o racismo religioso?

No momento do crime, certifique-se da sua segurança e acione a Polícia Militar, por meio do 190, para que os(as) criminosos(as) sejam detidos(as) no local.

Em caso de crime cometido na internet, salve o link e capture a tela que caracterize o ato de racismo. Em seguida, se possível, com duas testemunhas, dirija-se à delegacia mais próxima para o registro do Boletim de Ocorrência (BO).

Após o acontecimento, reúna as evidências e procure atendimento na delegacia especializada em crimes raciais da sua cidade. Na ausência dessa unidade específica, é possível que o acolhimento seja realizado em uma delegacia comum.

📲 Também é possível fazer a denúncia pelo canal Disque 100 e pela plataforma Fala.Br (Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Igualdade Racial).

#CombateÀIntolerânciaReligiosa #MãeGilda #liberdadereligiosa
Hoje, Dia Nacional de Combate à Intolerância Relig Hoje, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa marcamos nossa presença na Oficina de Formação Estratégica Mãe Bernadete, realizada pelo Ministério de Igualdade Racial e Fiocruz, com a presença da ministra Anielle Franco, de lideranças religiosas e do filho de Mãe Bernadete.

Um manhã tomada por falas importantes e a consolidação do nosso sentimento de luta coletiva.

Axé!

#ilêomoluoxum #mãemeninazinhadeoxum #renafro #mãenilcedeiansã #dianacionaldecombateaintolerânciareligiosa
É com profundo pesar que comunicamos a passagem de É com profundo pesar que comunicamos a passagem de uma filha da nossa casa, Egbomi de Iansã Noélia Efigênia dos Santos Aleluia.

Nossos corações e pensamentos se unem junto aos seus familiares e amigos neste momento de dor.

Que Iansã a conduza em ventos de amor e paz.
O ano de 2025 consolidou o Ilê Omolu Oxum como uma O ano de 2025 consolidou o Ilê Omolu Oxum como uma das mais importantes vozes na luta contra o racismo religioso no Brasil e no cenário internacional. Sob a liderança de Mãe Meninazinha de Oxum e Mãe Nilce de Iansã, o terreiro de São João de Meriti protagonizou ações decisivas em defesa dos povos de terreiro.

O Museu Memorial Iyá Davina continuou seu trabalho fundamental de preservação da memória dos povos de matriz africana. A instituição manteve suas atividades de documentação e pesquisa, recebendo visitantes, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil. A criação da galeria de arte e da biblioteca comunitária fortalecem ainda mais as ações de fortalecimento do patrimônio cultural do terreiro.

O terreiro manteve seus projetos voltados à população em situação de vulnerabilidade social, com ênfase no atendimento a mulheres vítimas de racismo, sexismo e violência doméstica. 

Ao longo de 2025, o terreiro celebrou suas festas tradicionais dedicadas aos Orixás, mantendo vivas as tradições ancestrais transmitidas por Iyá Davina de Omolu e Mãe Meninazinha de Oxum. 

O ano de 2025 reafirmou o Ilê Omolu Oxum, com seus 57 anos de existência desde 1968, como instituição pioneira e protagonista na luta contra o racismo religioso no Brasil. O reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo terreiro e pela Renafro na ONU colocou o país no centro das discussões globais sobre liberdade religiosa e combate ao racismo, reforçando a urgência de políticas públicas efetivas de proteção às comunidades tradicionais de matriz africana e honrando o legado de Iyá Davina de Omolu na construção de caminhos de dignidade, resistência e esperança para as futuras gerações.
________________________________________

Axé! Que os Orixás continuem fortalecendo os nossos caminhos e de todos os povos de terreiro em sua luta por respeito, dignidade e liberdade religiosa.
É com profundo pesar e também com toda nossa rever É com profundo pesar e também com toda nossa reverência que comunicamos a passagem da iyalorixá do Terreiro do Gantois, Mãe Carmen de Oxaguiã.

Uma enorme perda para o povo de terreiro.

#luto 

@terreirodogantois
É com grata alegria que recebemos o Guia Rede de A É com grata alegria que recebemos o Guia Rede de Acervos Afro-brasileiros 2026, criado pelo Museu Afro Brasil Emmanuel Araújo e a Rede de Acervos Afro-brasileiros. 

Para consultar toda a publicação, acesse:
https://museuafrobrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/12/Guia-Rede-de-acervos-2026.pdf

#ilêomoluoxum #mãemeninazinhadeoxum #museumemorialiyádavina #acervosafrobrasileiros
Siga no Instagram
© Ilê Omolu Oxum | Website by A.Companhia
Política de Privacidade