• Home
  • Quem Somos
  • Mãe Meninazinha de Oxum
  • Ancestralidade e Tradição
  • Museu Memorial Iyá Davina
  • Galeria de Arte
  • Projetos Sociais
  • Notícias
  • Clippings
  • Releases
  • Publicações
  • Contato
Ilê Omolu Oxum

Notícias

Acompanhe nosso
feed no Instagram

Lamentamos a passagem de Ekedy Rita de Cássia Lem Lamentamos a passagem de Ekedy Rita de Cássia Lemos.
Pesquisa Respeite o meu Terreiro, realizada pela R Pesquisa Respeite o meu Terreiro, realizada pela Renafro e Ilê Omolu Oxum é referência sobre a violência contra os povos de terreiros, em matéria sobre o ataque de um padre a Preta Gil, logo após o seu falecimento, publicada o IG Notícias e replicada pelo Correio do Povo - Penedo, no dia seguinte.

#ileomoluoxum
#mãemeninazinhadeoxum
#Renafro
#mãenilcedeiansã
#respeiteomeuterreiro
É com profundo pesar que comunicamos a passagem d É com profundo pesar que comunicamos a passagem de uma grande liderança do nosso povo.
Repercutindo a postagem da VejaRio no Instagram. Repercutindo a postagem da VejaRio no Instagram.

Posted @withregram • @vejario Em 2017, religiosos e comunidades tradicionais de matriz africana lançaram a campanha Liberte Nosso Sagrado (@nossosagrado_pesquisa) com intuito de expor as 519 peças apreendidas em terreiros de umbanda e candomblé fluminenses entre 1890 e 1946.

Três anos depois, o acervo chegou ao Museu da República (@museudarepublica), mas até hoje não foi exposto em sua totalidade. “É um direito de todos conhecê-lo”, afirma a Iyalorixá Mãe Meninazinha de Oxum (ileomoluoxum), de 88 anos

Leia a reportagem completa pelo link da bio de @vejario.

📸: Capa: Alex Ferro; Divulgação; Oscar Liberal
Matéria na VejaRio publicada em 3 de outubro de 2 Matéria na VejaRio publicada em 3 de outubro de 2025 sobre a perspectiva da realização da exposição Nosso Sagrado, como parte fundamental da reparação histórica para estes bens culturais sagrados libertados das mãos da polícia.

Leia a matéria completa em:

https://vejario.abril.com.br/cidade/acervo-nosso-sagrado-museu-da-republica-museologia-terreiro/

#nossosagrado 
#osagradoénosso
Mãe Nilce de Iansã foi convidada para participar Mãe Nilce de Iansã foi convidada para participar da 5a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com o lema: Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para todas, que aconteceu nos dias 29 de setembro a 1 de outubro de 2025, em Brasília.
Posted @withregram • @batuquedoriograndedosul O Posted @withregram • @batuquedoriograndedosul O Ilê Omolu Oxum, em São João de Meriti (RJ), inaugurou a Biblioteca Comunitária Ekedi Neide de Oxaguiã, com acervo formado por documentos do terreiro, publicações de importantes instituições culturais e a valiosa coleção de Mãe Meninazinha de Oxum, 88 anos. O espaço busca preservar e difundir os saberes do Candomblé e da cultura afro-brasileira, unindo tradição oral e conhecimento acadêmico.

Coordenada por Mãe Nilce de Iansã, a biblioteca será um centro vivo de aprendizado, com rodas de leitura, oficinas e atividades educativas.

O Ilê também inaugurou a Galeria de Arte Mãe Meninazinha de Oxum, que apresenta a exposição “Odara – Entre cores e memórias”, com 15 pinturas inéditas da sacerdotisa.

Ambas as iniciativas integram o Museu Memorial Iyá Davina, projeto contemplado pelo edital Somos Museus da SECEC-RJ, dedicado à valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Fica localizado na rua General Olímpio da Fonseca, n°380, São Mateus em São João do Miriti (RJ) 

Plano político e pedagógico Museu Memorial Iyá Davina, edital Somos Museus- SECEC RJ.

#mãemeninazinhadeoxum 
#ilêomoluoxum 
#museumemorialiyádavina 
#bibliotecacomunitáriaekedineidedeoxaguiã
#galeriadeartesmãemeninazinhadeoxum 
#ateliêobinrinodara 
#sececrj 
#somosmuseus 
#museologiasocial 
#museologiadeterreiro
Posted @withregram • @axenews7 O Ilê Omolu Oxum Posted @withregram • @axenews7 O Ilê Omolu Oxum, em São João de Meriti, celebrou um marco histórico com a inauguração da Biblioteca Comunitária Ekedi Neide de Oxaguiã. Um espaço vivo de preservação e difusão da cultura afro-brasileira, que une tradição oral, documentos sagrados e registros históricos da comunidade, além de receber doações de importantes instituições culturais do Brasil.

A homenagem a Ekedi Neide de Oxaguiã simboliza a força das mulheres na transmissão dos saberes ancestrais e reafirma o papel dos terreiros como espaços de resistência, memória e produção de conhecimento. 

Foto: ilê  Omolu Oxum / Alex Ferro (2025)

Confira os detalhes em: axenews.com.br (link na bio) ✅

@ileomoluoxum
@nilcenaira
@museologiadeterreiro

📲 Siga @axenews7 para ficar por dentro das principais notícias e conteúdos que envolvem o nosso povo do axé!
.
.
.
#AxéNews #Candomblé #CulturaAfroBrasileira #MemóriaAncestral #BibliotecaComunitária #IlêOmoluOxum #SãoJoãoDeMeriti #ResistênciaCultural #Axé #axénews 
#mãemeninazinhadeoxum 
#museumemorialiyádavina 
#bibliotecacomunitariaekedineidedeoxaguiã
#ateliêobinrinodara 
#sececrj 
#somosmuseus
Siga no Instagram
© Ilê Omolu Oxum | Website by A.Companhia
Política de Privacidade