Projetos Sociais

Ateliê Obínrín Odara

Projeto Social

Arte e Cultura

Ateliê Obínrín Odara

O Ateliê Obínrín Odara nasceu em 2013, mas a sua história é longa. Ele nasce como resultado de ações como Ponto de Cultura Obìnrin Odara, realizando oficinas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e dos conhecimentos presentes nas religiões afro-brasileiras.

Na atualidade, o Ateliê Obírín Odara afirma o potencial de sustentabilidade das comunidades de terreiro produzindo e comercializando variado conjunto de peças e produtos inspirados na tradição das religiões de matriz africana.

O Ateliê Obínrín Odara nasceu em 2013, mas a sua história é longa. Ele nasce como resultado das oficinas do Ponto de Cultura Obínrin Odara que tinham por objetivo a valorização da cultura afro-brasileira e saberes presentes nas religiões afro-brasileiras. Os participantes das oficinas foram estimulados a aprender como fazer adereços, indumentárias, roupas e decoração, conhecer as cantigas e toques dos atabaques. Desse convívio criativo, os saberes e conhecimento das comunidades de terreiro, acolhimento e transmissão de conhecimento foram potencializados. Cada fio de conta, adereço, bata, pano da costa, saias, anáguas, eketes e abadás transmitem cultura e resistência e sevem de exemplo de arte e sustentabilidade forjadas no dia-a- dia das comunidades de terreiro. Em 2015/2016, o Ateliê Obínrín Odara contou com o seu primeiro apoio institucional através do Fundo Elas no projeto “Mulheres de Axé empreendedoras de mãos dadas contra a violência”.