• Home
  • Quem Somos
  • Mãe Meninazinha de Oxum
  • Ancestralidade e Tradição
  • Museu Memorial Iyá Davina
  • Galeria de Arte
  • Projetos Sociais
  • Notícias
  • Clippings
  • Releases
  • Publicações
  • Contato
Ilê Omolu Oxum

Notícias

Acompanhe nosso
feed no Instagram

Anunciamos orgulhosamente o lançamento dos result Anunciamos orgulhosamente o lançamento dos resultados da segunda edição da pesquisa Respeite o meu Terreiro, realizada pela Renafro e Ilê Omolu Oxum, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e UniRio, com o apoio da Defensoria Pública da União e Instituto Raça e Igualdade.

Get @reshare_app • @renafrosaude Comemorando seus 22 anos de existência e resistência, defendendo um conjunto de pautas centradas na saúde da população negra, na luta contra o racismo religioso e na valorização dos saberes e práticas de cura dos Terreiros, a RENAFRO realiza nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília, o Seminário Nacional “ENVELHECER: DIREITOS HUMANOS E SAÚDE NA PERSPECTIVA DA MATRIZ AFRICANA”. 

Para a RENAFRO envelhecer é uma dádiva e um processo de grande valor, representando a acumulação de sabedoria, experiência e a conexão com os Ancestrais. Os mais velhos são vistos como “bibliotecas vivas” e guias espirituais que transmitem o conhecimento e a tradição para as novas gerações.

Felizes são aqueles que têm a bênção de envelhecer, pois a velhice confere aos abençoados  um status privilegiado, tornando-os modelos de vivência integrada e valorizada dentro da comunidade.

Que o nosso povo possa gozar da velhice com a ampla garantia de direitos humanos, que são cruciais para que eles vivam dignamente, porque o envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento.

#souRenafro
#renafro22anos
#MarmoPresente
Respeito é o fundamento de todas as relações. D Respeito é o fundamento de todas as relações. Devemos celebrá-lo todos os dias para que seja lembrado e vivido por todas as pessoas.

O racismo não deve ter espaço em nenhum segmento da sociedade: no trabalho, na escola, na rua, no círculo de amizades e na família.

O racismo religioso que tanto aflige o povo de terreiro deve ser combatido, denunciado e responsabilizado.

O racismo - seja qual for a sua motivação- é crime.
Denuncie no Disque 100 e busque acolhimento e orientação nos terreiros.

Foto: Alex Ferro
Modelo: Adeolá de Oxum
Mãe Meninazinha de Oxum ganha matéria de meia página publicada nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025 no jornal O Globo, por ocasião da sua exposição individual Odara - Entre cores e memórias, curadoria de Marco Antonio Teobaldo de Oxóssi, na Galeria fundada recentemente e que leva o nome da iyalorixá do Ilê Omolu Oxum.

A matéria destaca a ação pioneira da mãe de santo com a fundação do Museu Memorial Iyá Davina, a criação de o Ateliê Obinrin Odara, a Biblioteca Comunitária Ekedi Neide de Oxaguiã e todos os projetos sociais do terreiro, coordenados por Mãe Nilce de Iansã.

Estamos muito orgulhosos com a publicação desta matéria no mês que celebramos a força e o valor da herança afro-brasileira.

Axé!

#mãemeninazinhadeoxum 
#ilêomoluoxum 
#museumemorialiyádavina 
#galeriadeartemãemeninazinhadeoxum 
#ateliêobinrinodara 
#bibliotecacomunitariaekedineidedeoxaguiã
#sececrj 
#somosmuseus 
#simrj 
#Museologiadeterreiro
Mãe Nilce de Iansã representou a Renafro no I En Mãe Nilce de Iansã representou a Renafro no I Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra, realizado nos dias 11 a 13 de novembro de 2025, em Brasília e realizado pelo Fiocruz/Ministério da Saúde.
Estamos muito honrados com a homenagem à Iyá Dav Estamos muito honrados com a homenagem à Iyá Davina de Omolu na exposição Memórias da Pequena África, realizada pelo Instituto Pretos Novos em parceria com o VLT Carioca, curadoria do nosso filho Marco Antonio Teobaldo de Oxóssi e a linda arte de Luciano Cian.

A exposição ficará no Terminal Gentileza até 14 de dezembro, celebrando do Mês da Consciência Negra . Os painéis também poderão ser apreciados em todos as plataformas do VLT nos monitores de eletromidia.

Agradecemos ao @institutopretosnovos e o @vltcarioca por celebrar de for tão respeitosa a nossa herança africana.

Viva a nossa ancestralidade! Viva Iyá Davina de Omolu!

#pequenaáfrica 
#iyádavinadeomulu 
#mêsdaconsciêncianegra 
@lucianocian
O Instituto Nacional do Câncer INCA realizou na s O Instituto Nacional do Câncer INCA realizou na sexta-feira, 7 de novembro de 2025, o evento Novembro Negro 2025 - Saúde Sem Racismo Religioso.

O objetivo do encontro foi de debater e construir caminhos para a equidade na saúde, enfrentando o racismo religioso e outras formas de discriminação que impactam a vida da população negra.

Mãe Nilce de Iansã foi uma das convidadas para fazer um painel sobre o racismo religioso no Brasil é o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Respeite o meu terreiro.

Axé!
O GT Mulheres de Axé da Renafro é o Núcleo Regi O GT Mulheres de Axé da Renafro é o Núcleo Regional da Renafro - Maranhão realizaram o Seminário Saúde com as Mulheres de Axé no dia 30 de outubro de 2025, no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luiz.

O objetivo do encontro foi discutir sobre políticas públicas para mulheres de axé no Maranhão, onde Mãe Nilce de Iansã apresentou um panorama nacional sobre experiências bem sucedidas e as dificuldades encontradas pelas mulheres.

Ela iniciou a sua fala com uma frase emblemática que reflete a nossa situação: O racismo religioso é um determinante fundamental para a saúde do povo de terreiro. Sobretudo para nós mulheres. Arrematou a coordenadora nacional da Renafro.

#renafro
#mulheresdeaxé
Lamentamos a passagem de Ekedy Rita de Cássia Lem Lamentamos a passagem de Ekedy Rita de Cássia Lemos.
Siga no Instagram
© Ilê Omolu Oxum | Website by A.Companhia
Política de Privacidade