• Home
  • Quem Somos
  • Mãe Meninazinha de Oxum
  • Ancestralidade e Tradição
  • Museu Memorial Iyá Davina
  • Galeria de Arte
  • Projetos Sociais
  • Notícias
  • Clippings
  • Releases
  • Publicações
  • Contato
Ilê Omolu Oxum

Notícias

Acompanhe nosso
feed no Instagram

Renafro e Ilê Omolu Oxum presentes!!! Get @resha Renafro e Ilê Omolu Oxum presentes!!!

Get @reshare_app • @ministerioigualdaderacial Articulação internacional pela igualdade racial!✊🏾

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), está atuando na implementação da consulta pública do Fórum Permanente sobre Afrodescendentes (FPA). O objetivo dessa iniciativa é a elaboração da Declaração de Direitos Humanos das Pessoas Afrodescendentes.

Para assegurar que a futura Declaração incorpore as demandas específicas de cada região, o Fórum conduz consultas regionais a fim de reunir contribuições de afrodescendentes de todo o mundo.

Durante o evento, a ministra Anielle Franco apresentou a perspectiva do Brasil sobre o tema, detalhou as políticas públicas em implementação e compartilhou os desafios e experiências acumuladas na promoção da igualdade racial.

📸Fotos: Ludmila Duarte/MIR
A Agência Brasil publica matéria sobre a Marcha A Agência Brasil publica matéria sobre a Marcha das Mulheres Negras em Brasília e as pautas levantadas por elas. Mãe Nilce de Iansã reivindica segurança para o povo de terreiro que tem sido vítima do racismo religioso, afetando sobretudo as mulheres negras de axé.

A matéria completa você pode ler em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-11/mulheres-negras-em-marcha-defendem-reparacao-economica
🇧🇷📣 Evento no âmbito da Consulta do Fór 🇧🇷📣 Evento no âmbito da Consulta do Fórum Permanente sobre Afrodescendentes no Brasil.
“Vozes da Diáspora: Um Diálogo entre Mulheres Afro-Brasileiras e Membras do Fórum Permanente de Afrodescendentes (PFPAD)”, que terá a presença de Gaynel Curry (Especialista Independente das Nações Unidas, Vice-Presidente e Membro do Fórum Permanente) e June Soomer (Especialista Independente das Nações Unidas e Membro do Fórum Permanente).

Também estiveram neste encontro Bruna Ravena (Marcha das Mulheres Negras), Gabriela Ashanti (Instituto Odara), Janira Sodré (Marcha das Mulheres Negras), Livia Santana (Selo Juristas Negras), Lucia Xavier (Criola), Mãe Nilce de Iansã (RENAFRO), Maria Paula Custódio (Raça e Igualdade), Carlos Quesada (Raça e Igualdade) e Rodnei Jericó (Raça e Igualdade).

O evento ocorreu em Brasília, no dia 24 de novembro, durante a semana da Marcha das Mulheres Negras e da consulta regional das Nações Unidas para a elaboração da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos das Pessoas Afrodescendentes.

#PFPAD #MarchaDasMulheresNegras #ONU
Último dia do Seminário Nacional da Renafro em B Último dia do Seminário Nacional da Renafro em Brasília e tivemos grandes reflexões sobre o cuidado com a saúde das pessoas mais velhas dos terreiros, nossos desafios sobre políticas públicas e os avanços que tivemos até agora.

Agradecemos a todas as lideranças pelas contribuições e aos nossos parceiros que viabilizaram o nosso encontro. 

Até o próximo ano, no Maranhão!!!
Get @reshare_app • @mdhcbrasil Racismo religioso Get @reshare_app • @mdhcbrasil Racismo religioso é crime! 

Uma pesquisa inédita, realizada e formulada pelo povo de terreiro, traz dados fundamentais sobre os desafios enfrentados pelos povos tradicionais de matriz africana. 🙏🏾

O estudo foi desenvolvido pela Renafro, pelo Ilê Omolu Oxum, em parceria com a UNIRIO e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e aborda desde crimes em espaços físicos e digitais até impactos na saúde das vítimas, patrimônio cultural e estratégias de resistência.

💡 Conheça, compartilhe e fortaleça a luta contra o racismo religioso!

#RacismoReligiosoÉCrime #PovoDeTerreiro #Renafro #IlêOmoluOxum #UNIRIO #MDHC #Resistência #CulturaAfroBrasileira
Estamos honrados e felizes por mais uma vitória d Estamos honrados e felizes por mais uma vitória do povo de axé, com o lançamento da segunda edição da pesquisa Respeite o meu terreiro, no Seminário Nacional da Renafro, em Brasília.

Tivemos falas importantes dos parceiros que fortaleceram o nosso trabalho, mas gostaríamos de destacar  o que a Secretaria Nacional de Direitos Humanos do MDHC, Sra Elida de Oliveira Lauris dos Santos: Estamos muito honrados e fazer parte deste trabalho e profundamente agradecidos pela Renafro e o Ilê Omolu Oxum trazerem para o nosso ministério uma metodologia que nasceu dentro do terreiro. Com estes resultados concretos nós teremos condições de enfrentar de forma mais realista o racismo religioso em nosso país.

Axé!!!

> Acesse a pesquisa com o link gerado no QR Code ao final deste álbum de imagens.
A tarde do Seminário Nacional da Renafro 2025 deu A tarde do Seminário Nacional da Renafro 2025 deu continuidade ao primeiro painel iniciado pela manhã e deu prosseguimento ao segundo painel dedicado ao debate sobre políticas públicas voltadas para as pessoas mais velhas dos nossos terreiros.

A tarde poderia render muitas reflexões sobre este tema que é tão caro às nossas comunidades, mas amanhã teremos mais debates e trocas para fortalecermos o nosso seminário.

Axé!
Abertura do Seminário Nacional da Renafro 22 anos Abertura do Seminário Nacional da Renafro 22 anos, com o tema Envelhecer: Direitos Humanos e saúde na perspectiva da matriz africana, realizado no Instituto de Ciências Sociais, no campus Darcy Vargas da Universidade Nacional de Brasília UNB.

O ponto alto da cerimônia de abertura foi a consolidação das parcerias com o Ministério da Saúde, Fiocruz, Ministério da Igualdade Racial, Ministério da Cultura, Fundação Palmares e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A ministra Macaé Evaristo anunciou o lançamento da pesquisa Respeite o meu Terreiro, em parceria com a Unirio e o apoio da DPU e Instituto Raça e Igualdade, que será realizado na programação do segundo dia do seminário.

Axé!!!
Siga no Instagram
© Ilê Omolu Oxum | Website by A.Companhia
Política de Privacidade