• Home
  • Quem Somos
  • Mãe Meninazinha de Oxum
  • Ancestralidade e Tradição
  • Museu Memorial Iyá Davina
  • Galeria de Arte
  • Projetos Sociais
  • Notícias
  • Clippings
  • Releases
  • Publicações
  • Contato
Ilê Omolu Oxum

Notícias

Acompanhe nosso
feed no Instagram

Mãe Nilce de Iansã representou a Renafro no I En Mãe Nilce de Iansã representou a Renafro no I Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra, realizado nos dias 11 a 13 de novembro de 2025, em Brasília e realizado pelo Fiocruz/Ministério da Saúde.
Estamos muito honrados com a homenagem à Iyá Dav Estamos muito honrados com a homenagem à Iyá Davina de Omolu na exposição Memórias da Pequena África, realizada pelo Instituto Pretos Novos em parceria com o VLT Carioca, curadoria do nosso filho Marco Antonio Teobaldo de Oxóssi e a linda arte de Luciano Cian.

A exposição ficará no Terminal Gentileza até 14 de dezembro, celebrando do Mês da Consciência Negra . Os painéis também poderão ser apreciados em todos as plataformas do VLT nos monitores de eletromidia.

Agradecemos ao @institutopretosnovos e o @vltcarioca por celebrar de for tão respeitosa a nossa herança africana.

Viva a nossa ancestralidade! Viva Iyá Davina de Omolu!

#pequenaáfrica 
#iyádavinadeomulu 
#mêsdaconsciêncianegra 
@lucianocian
O Instituto Nacional do Câncer INCA realizou na s O Instituto Nacional do Câncer INCA realizou na sexta-feira, 7 de novembro de 2025, o evento Novembro Negro 2025 - Saúde Sem Racismo Religioso.

O objetivo do encontro foi de debater e construir caminhos para a equidade na saúde, enfrentando o racismo religioso e outras formas de discriminação que impactam a vida da população negra.

Mãe Nilce de Iansã foi uma das convidadas para fazer um painel sobre o racismo religioso no Brasil é o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Respeite o meu terreiro.

Axé!
O GT Mulheres de Axé da Renafro é o Núcleo Regi O GT Mulheres de Axé da Renafro é o Núcleo Regional da Renafro - Maranhão realizaram o Seminário Saúde com as Mulheres de Axé no dia 30 de outubro de 2025, no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luiz.

O objetivo do encontro foi discutir sobre políticas públicas para mulheres de axé no Maranhão, onde Mãe Nilce de Iansã apresentou um panorama nacional sobre experiências bem sucedidas e as dificuldades encontradas pelas mulheres.

Ela iniciou a sua fala com uma frase emblemática que reflete a nossa situação: O racismo religioso é um determinante fundamental para a saúde do povo de terreiro. Sobretudo para nós mulheres. Arrematou a coordenadora nacional da Renafro.

#renafro
#mulheresdeaxé
Lamentamos a passagem de Ekedy Rita de Cássia Lem Lamentamos a passagem de Ekedy Rita de Cássia Lemos.
Pesquisa Respeite o meu Terreiro, realizada pela R Pesquisa Respeite o meu Terreiro, realizada pela Renafro e Ilê Omolu Oxum é referência sobre a violência contra os povos de terreiros, em matéria sobre o ataque de um padre a Preta Gil, logo após o seu falecimento, publicada o IG Notícias e replicada pelo Correio do Povo - Penedo, no dia seguinte.

#ileomoluoxum
#mãemeninazinhadeoxum
#Renafro
#mãenilcedeiansã
#respeiteomeuterreiro
É com profundo pesar que comunicamos a passagem d É com profundo pesar que comunicamos a passagem de uma grande liderança do nosso povo.
Repercutindo a postagem da VejaRio no Instagram. Repercutindo a postagem da VejaRio no Instagram.

Posted @withregram • @vejario Em 2017, religiosos e comunidades tradicionais de matriz africana lançaram a campanha Liberte Nosso Sagrado (@nossosagrado_pesquisa) com intuito de expor as 519 peças apreendidas em terreiros de umbanda e candomblé fluminenses entre 1890 e 1946.

Três anos depois, o acervo chegou ao Museu da República (@museudarepublica), mas até hoje não foi exposto em sua totalidade. “É um direito de todos conhecê-lo”, afirma a Iyalorixá Mãe Meninazinha de Oxum (ileomoluoxum), de 88 anos

Leia a reportagem completa pelo link da bio de @vejario.

📸: Capa: Alex Ferro; Divulgação; Oscar Liberal
Siga no Instagram
© Ilê Omolu Oxum | Website by A.Companhia
Política de Privacidade